CIRURGIAS
Cirurgia Endoscópica de Coluna 6
A cirurgia endoscópica de coluna é um procedimento pouco invasivo que conta com o auxílio de equipamentos de alta tecnologia no momento da operação. O método tem sido cada vez mais realizado no Brasil por garantir uma operação segura, resultados efetivos, além de uma recuperação mais rápida.
A operação tem os riscos de complicações reduzidos, pois as incisões realizadas durante a endoscopia de coluna são mínimas. Há também menores chances de dores decorrentes da cirurgia e um período de internamento mais curto, o que confere um pós-operatório rápido, seguro e confortável para o paciente.
Sobre o Procedimento
A operação é realizada com o auxílio de um endoscópio, equipamento que conta com microcâmeras acopladas na ponta de um tubo flexível, introduzido no paciente através de incisões mínimas (de 5 a 7mm) na pele. As imagens podem ser ampliadas e transmitidas em alta definição para garantir a segurança do procedimento. O médico consegue visualizar, em tempo real, as estruturas da coluna e o local que precisa ser operado, com bastante precisão.
Agulhas, pinças e outros pequenos instrumentos podem ser passados por meio do endoscópio para, assim, auxiliar na retirada de hérnias ou na descompressão dos nervos. A endoscopia de coluna é, em geral, realizada apenas com anestesia local e sedação. Porém, no caso de operação na região cervical, por conta da postura, geralmente indica-se a anestesia geral para maior conforto do paciente.
Indicações
A cirurgia endoscópica de coluna pode ser realizada em qualquer posição da coluna vertebral, seja na região cervical, torácica ou lombar. O procedimento é recomendado para o tratamento de casos de hérnia de disco, dores ciáticas, artroses, estenoses e até mesmo para a retirada de alguns tumores.
Cuidados necessários
Por ser um procedimento minimamente invasivo, os movimentos leves de tronco e caminhadas podem ser realizados algumas horas depois da cirurgia. No entanto, o médico recomenda evitar esforços e carregamento de peso por pelo menos 1 semana após o procedimento.
O indivíduo poderá retornar ao trabalho de 2 a 10 dias após a endoscopia, dependendo da sua função ocupacional.
Depois desse período inicial de recuperação, indica-se a prática de exercícios de fisioterapia para a reabilitação completa do paciente. Reforça-se a importância de seguir todas as orientações médicas durante todas as etapas cirúrgicas.